Projeção astral - Introdução

terça-feira, 8 de setembro de 2015
#MateusNascimento

O que é projeção astral?

Bom, projeção astral é o nome que se dá à habilidade de sair do corpo físico (o de carne e osso) durante o sono, e passear por aí num de nossos outros corpos, no caso o corpo astral.

Quase todo mundo já teve alguma experiência nesse sentido, sonhos onde a gente voa em sonhos tão reais e lúcidos que parecem verdade, encontros bastantes “reais” com pessoas distantes, etc.
As projeções astrais ocorrem espontaneamente durante o sono, pois, queiramos ou não, nossa consciência sai junto com o corpo astral, toda noite, quando dormimos.

Apesar disto, nem sempre temos lucidez suficiente para perceber quando estamos projetados. Podemos simplesmente sair do corpo físico e continuar adormecidos no corpo astral, boiando pelo quarto.

Por isso é que algumas pessoas procuram desenvolver melhor esta habilidade, não só para poderem ficar lúcidas em seus corpos astrais, mas também para poderem se programar e induzir projeções astrais.

Relatos

Existem diversos relatos de projeções conscientes, inclusive publicados em forma de diário. Por exemplo, as publicações dos autores estadunidenses Robert Monroe (“Viagens Fora do Corpo” de 1971) e William Buhlman (“Out of Body” de 1996); como também do brasileiro Waldo Vieira (“Projeções da Consciência” de 1979), Moisés Esagüi e Wagner Borges. Tais autores fundariam posteriormente instituições dedicadas ao estudo e pesquisa do fenômeno descrito, entre outras atividades.

Os céticos acerca das projeções da consciência veem tais fenômenos como alucinações. Essa hipótese é apoiada em experimentos nos quais há a indução do estado quase morte (EQM) por medicações anestésicas como a quetamina, pela indução de hipóxia cerebral, estimulação elétrica do giro angular direito do cérebro  e outros cenários de alteração neurofisiológica e cognitiva, como suportados por experimentos.

Níveis de lucidez

Projeção inconsciente: ocorreria quando o projetor sairia do corpo totalmente inconsciente. Seria um "sonâmbulo extrafísico". A maioria absoluta da população do planeta faria esta projeção durante o sono ou cochilo e estas seriam posteriormente relatados como sonhos.

Projeção semiconsciente: ocorreria quando o grau de consciência é intermediário, e a pessoa ficaria sonhando acordado fora do corpo, totalmente iludido por suas ideias oníricas. Conhecido também como sonho lúcido.

Projeção consciente: ocorreria quando o projetor sairia do corpo e manteria a sua consciência durante todo o transcurso da experiência extracorpórea. São poucos que dominariam esta projeção.



Sinonímias


"Corpo espiritual" (Cristianismo - Cor. I, cap. 15, vers. 44) - "Perispírito" (Espiritismo - Allan Kardec, séc. 19, na França) - "Corpo de luz" (Ocultismo), "Psicossoma" (do Grego: "Psique": "Alma"; e "Soma": "Corpo".




Fonte:http://www.ippb.org.br/ - https://pt.wikipedia.org