Bases Maçônicas
Theodor Reuss, além de ser o líder da rediviva Ordem
Bávara dos Illuminati, era também Grande Mestre do Rito de Swedenborg da
Maçonaria na Alemanha (patente datada de 26 de julho de 1901, por W. Wynn
Westcott), Inspetor Especial da Ordem Martinista na Alemanha (patente datada de
24de junho de 1901, por Gérard Encausse) e Magus do Alto Conselho alemão da
Societas Rosicruciana em Anglia (carta de autorização datada de 24de fevereiro
de 1902, por W. Wynn Westcott). Com auxílio de Kellner, Reuss contatou o
estudioso maçônico John Yarker (1833 — 1913), para adquirir patentes para
operar três sistemas dos altos–graus da Maçonaria conhecidos como o Antigo e
Primitivo Rito de Memphis, de 97°, o Antigo Rito Oriental de Mizraim, de 90°, e
o Antigo e Aceito Rito Escocês, de 33° (Conselho de Cernau, Nova York, 1807).
Reuss recebeu cartas–patente de Grande Inspetor Soberano
33° do Rito Escocês de Cernau de Yarker, datando de 24 de setembro de 1902. De
acordo com uma cópia publicada, Yarker emitiu na mesma data uma permissão para
Reuss, Franz Hartmann e Henry Klein operarem um Soberano Santuário 33° — 95°
dos Ritos Escoceses, de Memphis eMizraim. Yarker emitiu uma segunda patente
confirmando a autoridade de Reuss para operar nos ditos Ritos em 01 de julho de
1904; e Reuss publicou uma cópia de uma patente de confirmação datada de 24 de
junho de 1905. Reuss iniciou a publicação de um periódico maçônico, “The
Oriflamme”, em 1902.
Estes Ritos, em conjunto com o de Swedenborg, foram
adotados como elementos integrais dentro do esquema geral da Ordem. O Rito de
Swedenborg, que incluía uma versão dos graus de Arte, em conjunto e o Rito
Escocês de Cernau e os Ritos de Memphis Mizraim proveram uma seleção de “altos
graus” trabalháveis tão completos como jamais existiu. Juntos, eles proveram um
completo sistema de iniciações maçônicas à disposição da Ordem. Com a
incorporação destes Ritos, a Ordem estava pronta a operar como um sistema
maçônico completamente independente. Reuss e Kellner prepararam juntos um breve
manifesto para sua Ordem em 1903, o qual foi publicado no ano seguinte em “The
Oriflamme”. Kellner morreu em sete de junho de 1905 e Reuss assumiu pleno
controle da Ordem. Com auxílio dos co–fundadores Franz Hartmann e Heinrich
Klein, Reuss preparou uma Constituição para a Ordem em 1906.
A O.T.O. Dirigida por Reuss
Os Primeiros Tempos
Rudolph Steiner (1861 — 1925), que nesta época era o
Secretário Geral do ramo alemão da Sociedade Teosófica, foi patenteado em 1906
como Grande Mestre Delegado de um capítulo subordinado à O.T.O/Memphis/Mizraim
e do Grande Conselho chamado Mystica Aeterna em Berlim. Steiner deu fundação à
Sociedade Antroposófica em 1912 e encerrou sua associação com Reuss em 1914.
Em 24 de junho de 1908, o Dr. Gérard Encausse (Papus,
1865 — 1916) organizou uma “Conferência Maçônica e Espiritualista
Internacional” em Paris, à qual Reuss compareceu. Nesta conferência, Encausse
recebeu, sem pagamento, uma patente de Reuss para estabelecer um “Supremo
Grande Conselho Geral dos Ritos Unidos da Antiga e Primitiva Maçonaria para o
Grande Oriente da França e suas Dependências em Paris”. No ano anterior
Encausse, juntamente com Jean Bricaud (1881 — 1934) e Luis–Sophrone Fugairon
(n. 1846), havia organizado a Églaise Catholique Gnostique, a Igreja Gnóstica
Católica, como um cisma da Église Gnostique, uma igreja neo–Albingense fundada
em Paris em 1890 por Jules Dionel (1842 — 1903). Acredita–se que Reuss recebeu
consagração episcopal e autoridade primal na Églaise Catholique Gnostique de
Encausse e Bricaud nesta conferência. O envolvimento de Encausse com a O.T.O.,
per se, é incerto.
Ainda nesta conferência o Dr. Arnold Krumm–Heller
(Huiracocha, 1879 — 1949) recebeu uma patente de Reuss como representante
oficial para a América Latina. Krumm–Heller desenvolveu sua própria ordem,
chamada Fraternitas Rosacruciana Antiqua (F.R.A.). De acordo com seu filho,
Parsival, ele nunca fundou Lojas da O.T.O. ou indicou qualquer oficial da
O.T.O.
Em breve parte 3
0 comentários:
Postar um comentário