#MateusNascimento
Depois de ver muita duvidas em fóruns,grupos de debates entre outros eu decide fazer um post explicando o que é a maçonaria qual sua definição, qual a visão deles, então sem mais delongas ai vai uma definição do que é maçonaria.
É uma fraternidade Universal, de cunho iniciático,, cujos membros congregam-se em locais denominados "Lojas Maçônicas", nas quais buscam, através do trabalho, o crescimento do homem, para que ele possa ajudar a Humanidade a ser mais Feliz, construindo uma sociedade mais Justa e Igualitária.
Há, pelo menos, quatro séculos, reunindo homens de bem, de diferentes classes sociais, raças, posições políticas e credos, a Maçonaria também chamada Ordem Maçônica é, antes de qualquer coisa, uma fraternidade universal, devotada totalmente ao desenvolvimento humano e à pratica do bem, herdeira de tradições diversas de mais de 5.000 anos.
A Maçonaria não é uma religião, mas exige de seus membros a crença em um único princípio criador, regulador, absoluto, supremo e infinito ao qual denomina Grande Arquiteto do universo. Aceita em seus quadros tão somente homens livres e de bons costumes, maiores de 21 anos, sem distinção de raça, credo ou posição social.
Seu objetivo maior, sempre lembrado, é o desenvolvimento em todas as suas esferas – do potencial humano de cada um dos seus membros e a constante melhoria da humanidade no seu todo. A Maçonaria encoraja os seus membros, bem como familiares, a serem bons cidadãos e a escolherem os seus meios próprios e legais de expressão política. Todavia, ela não é uma organização política. Os Maçons são dedicados a se tornarem melhores homens, sejam como cidadãos, chefes de família, como profissionais ou em todas as suas demais relações com a humanidade.
A Maçonaria é uma organização que exige dos seus membros a observância de rígidos princípios éticos e morais, destacando a fraternidade entre os homens, a tolerância, o respeito às leis e às autoridades constituídas e a busca incessante da verdade. Em suas Lojas, são constantemente expostos a sessões de instrução e estudos nas quais esses princípios éticos, morais e espirituais são ensinados e debatidos. Preservam e praticam ainda o patriotismo, e obras de beneficência.
A Maçonaria não é uma sociedade secreta. Esta é uma noção equivocada a respeito da Ordem, difundida desde os primórdios de sua organização. A maçonaria tem muito de suas realizações, feitos e locais de suas reuniões amplamente conhecidos. Muitos Maçons fazem questão de exibir os símbolos da Ordem em seus distintivos de lapela, anéis, chaveiros e outras jóias, fazendo-se identificar publicamente com ela. As Lojas, as Potências Maçônicas e as organizações para-maçônicas têm seus documentos legais registrados, como qualquer pessoa jurídica em Cartórios de Títulos e Documentos publicados em Diário Oficial.
Muitos livros têm sido editados sobre a Maçonaria revelando seus símbolos, rituais, filosofia, Constituições e Regulamentos. Esses podem ser facilmente encontrados e consultados nas livrarias e nas centenas de bibliotecas públicas espalhadas pelo país.
A verdade é que os Maçons têm meios que lhes são próprios de mútuo reconhecimento e realizam cerimônias privada, que, por óbvias razões, não são acessíveis aos não maçons.
Muitos homens de bem, de diferentes classes sociais, tem pertencido à Maçonaria. Políticos, governantes, artistas, empresários, lideres religiosos, intelectuais, militares, educadores e benfeitores da humanidade são contados entre os maçons.
O que é Maçonaria?
quinta-feira, 19 de março de 2015
Postado por
Compreendendo Ocultismo
Marcadores:
Compreendendo Ocultismo,
Maçon,
Maçonaria,
Mateus Nascimento,
O que é maçonaria
0 comentários:
Postar um comentário